Psicoterapia para Idosos

Psicólogos são profissionais preparados, estudiosos de técnicas para avaliação clínica e intervenção que ajudam no tratamento de dificuldades psicológicas e de comportamento que afetam a vida de pessoas idosas. Neri (2004).

Alguns aspectos possíveis de intervenção clínica nos anos tardios de vida são:

fatores de risco para ocorrência de velhice patológica, fragilidade e dependência, saúde física, avaliação e intervenção em saúde mental, apoio psicológico em momentos de crise, reabilitação da cognição e apoio aos familiares e cuidadores.

O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos – senescência – o que, em condições normais, não costuma provocar qualquer problema.

No entanto, em condições de sobrecarga como, por exemplo, doenças, acidentes e estresse emocional, pode ocasionar uma condição patológica que requeira assistência – senilidade.

Cabe ressaltar que certas alterações decorrentes do processo de senescência podem ter seus efeitos minimizados pela assimilação de um estilo de vida mais ativo.

O maior desafio na atenção à pessoa idosa é conseguir contribuir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer, elas tenham condições de redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível.

Essa possibilidade aumenta na medida em que a sociedade considera o contexto familiar e social e consegue reconhecer as potencialidades e o valor das pessoas idosas.

Portanto, parte das dificuldades das pessoas idosas está mais relacionada a uma cultura que as desvaloriza e limita.

É nesse contexto que a denominada “avaliação funcional” torna-se essencial para o estabelecimento de um diagnóstico, um prognóstico e um julgamento clínico adequados, que servirão de base para as decisões sobre os tratamentos e cuidados necessários às pessoas idosas.

É um parâmetro que, associado a outros indicadores de saúde, pode ser utilizado para determinar a efetividade e a eficiência das intervenções propostas.

A avaliação funcional busca verificar, de forma sistematizada, em que nível as doenças ou agravos impedem o desempenho, de forma autônoma e independente, das atividades cotidianas ou atividades de vida diária das pessoas idosas permitindo o desenvolvimento de um planejamento assistencial mais adequado.

A presença de depressão entre as pessoas idosas tem impacto negativo em sua vida. Quanto mais grave o quadro inicial, aliado à não existência de tratamento adequado, pior o prognóstico.

As pessoas idosas com depressão tendem a apresentar maior comprometimento físico, social e funcional afetando sua qualidade de vida.

(Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Cadernos de Atenção Básica – n.º 19 Série A.

Normas e Manuais Técnicos Brasília-DF 2006 ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA).

Os objetivos da psicoterapia do idoso podem ser vistos por: alívio dos sintomas, ajuda na adaptação às alterações da velhice, aceitação das mudanças que a velhice traz, desenvolvimento da capacidade de falar de si e de seus problemas e questões, minimizar os sentimentos de insegurança, melhora da autoestima, ajudar a utilizar de forma mais efetiva os recursos da comunidade.


Uma fase importante da vida que requer cuidado e muita atenção. Nos preparamos para isso.

×