Psicopedagogia

A ciência que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional atua na compreensão das dificuldades buscando melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Envolve tanto a Pedagogia quanto a Psicologia, é a união das duas profissões e seus conhecimentos, tendo como foco os processos mentais que envolvem a aprendizagem.

A psicopedagogia auxilia as pessoas de diversas idades e diferentes contextos que apresentam dificuldades em processos de aprendizagem e desenvolvimento, independentemente do motivo. 

Estuda as formas como o ser humano consegue entender novas informações e todas as variáveis que podem influenciar em seu aprendizado. 

Possibilita que indivíduos, grupos e instituições desenvolvam seus processos de aprendizagem de forma saudável, resgatando o prazer de aprender e descobrindo-se como autores de seus próprios processos. 

Psicopedagogia é uma abordagem de fundamental importância para intervir nos Transtornos de Aprendizagem. 

Alguns dos transtornos mais comuns são: 

a Dislexia, a Discalculia, o Transtorno de Déficit Atenção Hiperatividade – TDAH, e no TEA. mas existem outras dificuldades de aprendizagens mais brandas ou mistas que se beneficiam desta metodologia

A Psicopedagogia transita entre os aspectos pedagógicos e psíquicos e entre os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos sujeitos.  

Com a criança as intervenções são necessárias principalmente quando:  

Apresenta dificuldades de aprendizagem ou de atenção; não tem motivação de aprender novidades; não se mostra interessada nos estudos mesmo quando outras abordagens são tomadas; tem dificuldades em se relacionar com os colegas; apresenta dificuldade com lógica, leitura ou escrita. 

Na vida adulta, os problemas não são diferentes:  

baixo desempenho no trabalho ou nos estudos; falta de motivação em aprender novas informações; problemas em entender conteúdos e interpretá-los; dificuldade com raciocínio lógico; falta de atenção e foco.  

Já a avaliação psicopedagógica tem por objetivo delinear aspectos das habilidades de leitura, escrita, aritmética e comunicação oral, por meio de análises qualitativas e quantitativas.  

A avaliação busca, ainda, compreender quais as estratégias metacognitivas que as crianças e os adolescentes utilizam no processo de aprendizagem e qual etapa desse processo se encontra deficitária, necessitando, portanto, de maior investimento da família e da escola.  

Para um atendimento de excelência, seja no tratamento ou na avaliação, contamos com uma equipe multidisciplinar de terapias específicas (como fonoaudiologia, terapeuta ocupacional e terapeuta cognitiva-comportamental).  

Também trabalhamos com grupos de pacientes.


Um, dois, três e já! Vamos aprender? Nós auxiliamos vocês.

×