Bloqueio Emocional. Quais barreiras você se impõe?

Mesmo que queiram ir adiante para enfrentar novos desafios, é muito comum que algumas pessoas não consigam. A sensação é a de que alguma coisa as paralisa, como se existisse um impedimento físico. Nem todos conseguem lidar com os bloqueios emocionais que podem surgir em algumas fases da vida.

Grande parte destes bloqueios emocionais têm sua origem em experiências passadas que não foram internamente bem resolvidas e que afetaram a autoestima. Um trauma, o medo de sofrer novamente ou a falta de segurança na própria capacidade de fazer escolhas, podem desencadear barreiras internas das quais não é fácil se livrar.

É comum vermos pessoas que se fecham, criando obstáculos intransponíveis em suas emoções, a ponto de cultivar uma visão pessimista sobre si mesmas e sobre as outras pessoas e coisas. Vivem, portanto, um acovardamento nada saudável, um temor – que pode até ser confundido com prudência, mas que, na prática, encarcera e imobiliza.

Quem viveu relações conturbadas, traições, falta de reconhecimento profissional, entre outras situações desagradáveis e traumáticas, pode ter sentimentos de desconfiança e criar situações destrutivas, que atingem não apenas a própria pessoa, mas também quem nada teve a ver com o ocorrido no passado. São bloqueios emocionais que têm como único resultado a inércia.

É um jogo sem vencedores. O atendimento psicológico pode auxiliar muito na compreensão das crenças limitantes e no controle das emoções de forma saudável. A psicoterapia ajuda a tornar possível a percepção de que estímulos positivos mudam a perspectiva de alguém que antes se apegava somente aos seus medos.

Ressignificar as experiências negativas e encarar sua história por outra perspectiva pode mudar para muito melhor a sua forma de encarar a vida. Uma vez tendo suas emoções mais controladas, é possível tirar lições e aprendizados de situações desagradáveis e seguir em frente de forma mais saudável, forte e equilibrada, vivendo no presente, sem se sentir refém do passado e estando pronto para novos desafios e as novas conquistas que a vida pode oferecer.

#bloqueioemocional #ajudapsicológica #desbloqueioemocional #traumaspsicológicos #crençaslimitantes #serenity #clínicaserenity #serenitypsicologia #ivanildesRodrigues #SerenityPortoVelho

×